A primeira regata inclusiva de Portugal

Aceitamos o desafio de organizar mais do que uma regata? Sem dúvida.

A primeira regata inclusiva em Portugal trouxe, entre os dias 18 e 19 de setembro de 2021 uma frota de 62 barcos, assim como a inauguração do barco inclusivo Lusíadas ForALL, acompanhada de uma “talk” com três oradores muito especiais. Foram Bento Amaral, Jorge Pina e Mafalda Ribeiro que nos impactaram durante esta conversa com as suas vidas e como superam os desafios do dia-a-dia. Ainda tiveram oportunidade de navegar no barco Lusíadas ForALL, acompanhados pelos atletas olímpicos Diogo e Pedro Costa.

No Sábado 18 de setembro realizou-se a 11ª edição da Regata do Infante, com o seu habitual percurso entre o Porto de Leixões e a Ribeira do Douro, que contou desta vez com o fantástico número de 54 embarcações com comprimentos entre os 20 e os 63 pés e com duas regatas muito disputadas. Nos dias 18 e 19, ocorreu a 3ª edição portuguesa da já internacionalmente conhecida regata Women On Water, um campeonato exclusivo do sexo feminino com regatas curtas e que requerem muito esforço tático e técnico da parte das tripulações.

Ainda, como desde em 2019 e 2020, o envolvimento e participação nos vários momentos organizados para os Colaboradores foi um dos momentos altos da animação do Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021! Sem dúvida, esta foi “Muito mais que uma regata”, em que o grupo Lusíadas Saúde foi parte fundamental de um evento que trouxe às margens do Porto e Gaia todo o tipo de pessoas, com objetivo comum de viver vidas mais saudáveis.

É uma miúda muito especial quem entrega o primeiro lugar da WOW

Vasco Antunes Pereira — pai da Madalena Antunes Pereira, antes de CEO do Grupo Lusíadas — trouxe a sua filha ao evento único que foi este Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021, na Douro Marina. Perspicaz, cheia de energia, muito curiosa e com um cromossoma a mais: estas são apenas algumas das características que definem a Madalena. Foi também a Madalena que entregou o merecido prémio do 1º lugar da classificação da 3ª Edição da Women On Water Regatta by Lusíadas Saúde, no Porto, à equipa do Sport Algés e Dafundo liderada pela velejadora olímpica Carolina João.

Entrega de prémios da Regata do Infante volta a superar as expectativas

Em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19, a cerimónia de entrega de prémios da Regata do Infante foi realizada em frente ao Yate Clube do Porto, com os barcos participantes fundeados e com uma banda a animar este momento de celebração. Neste ano 2021, com o barco “Del Mar” a fazer parte da nossa frota, a banda tocou no seu piso superior, e, como habitual, foram distribuídas cervejas do nosso parceiro Carlsberg, assim como uma ligeira refeição para conforto dos participantes. Desta forma terminámos a 11ª edição da Regata do Infante by Clínica Lusíadas Gaia, depois de uma manhã com menos vento e uma tarde marcada pela típica Nortada e regatas muito disputadas!

Passeios no barco Lusíadas ForALL decorrem durante todo o evento

A Primeira Regata inclusiva em Portugal possibilitou também a experiência do desporto Vela a todo o tipo de Pessoas que quisessem navegar num barco à Vela. O barco inclusivo Lusíadas ForALL foi inaugurado na manhã do dia 18 de setembro e estreado pelos oradores Bento Amaral, Mafalda Ribeiro e Jorge Pina, junto dos atletas da BBDouro e apoiados pelo Grupo Lusíadas Saúde, Diogo e Pedro Costa. Seguiram-se muitos outros grupos neste barco não exclusivo que é o Lusíadas ForALL, desde pessoas invisuais, com diferença ou limitações motoras, até cães-guia, que navegaram no Rio Douro durante todo o fim-de-semana, sempre na maior das seguranças e com uma equipa de skippers dedicados e experientes.

O bem-estar da equipa é fundamental!

Haverá, no contexto de trabalho, distinção entre equipa e família? No dia-a-dia, as pessoas com quem passamos mais tempo são quase inevitavelmente os nossos colegas de trabalho. Por isso, o bem-estar comum torna-se premente no sucesso de uma empresa. No Grupo Lusíadas, a forte presença de ações realizadas para os colaboradores é notória e o envolvimento da BBDouro nesta área é motivo de orgulho para nós. Porque um evento sem os seus colaboradores presentes não estaria completo, a LSPS 2021 trouxe ao Rio Douro, mais uma vez, passeios de barco à vela para os colaboradores Lusíadas e as suas famílias, assim como outras ações de sensibilização, como foi a caminhada de Colaboradores.

Patrocinadores

Fundadores

Organização

Parceiros

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prémio Desporto + Acessível - 2ª Edição

Prémio Desporto + Acessível | 2ª Edição

O projeto da BBDouro ForALL “Vela Sem Barreiras” recebeu uma menção honrosa na 2ª edição do Prémio Desporto + Acessível.
LER MAIS
Movember 2023 - BBDouro MoBros

Movember 2023

O Movember está aí e, como já é habitual, a BBDouro tem várias ideias para a comunidade WE DO SAILING poder apoiar esta causa.
LER MAIS

Um Dia de Vela Solidária com a BBDouro ForALL

No dia 26 de setembro, a Douro Marina recebeu mais um evento BBDouro: o Open Day Solidário. Uma iniciativa associada à marca BBDouro ForALL e
LER MAIS

Open Day Vela Solidária BBDouro

Pela primeira vez iremos organizar um Open Day Solidário exclusivamente aberto a associações e programas de solidariedade social.
LER MAIS
Skip to content