O primeiro dia do Campeonato do Mundo da classe 29er no Porto arrancou com a reunião de treinadores e o briefing para os skippers, dando o tom para um dia cheio de energia e expectativa.
Apesar de um início tardio na água, as regatas começaram por volta das 15h00 no Campo A – Porto / Matosinhos e das 15h30 no Campo B – Gaia, com todos os barcos distribuídos de forma aleatória por 4 frotas (amarela, azul, vermelha e verde).
As condições de vento colocaram à prova tanto os comités de regata como os velejadores, mas o espírito em terra e no mar esteve sempre com muita energia.
Treinadores, velejadores, organização e voluntários demonstraram um enorme empenho e entusiasmo.
Pedro Dias acompanhou as primeiras regatas de qualificação realizadas entre o porto de Leixões e a praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia. O Secretário de Estado do Desporto destacou “a dinâmica e pró-atividade do associativismo do nosso país, organizando competições de excelência que atraem milhares de participantes”. Destacou ainda “o elevado interesse na organização de uma prova numa classe não olímpica, os 29er, que visa preparar e identificar os jovens de elevado potencial para os desafios da classes olímpicas, os 49er e os 49erFX”.
Acompanhou o Secretário de Estado do Desporto, o presidente da Federação Portuguesa de Vela, António José Barros e o velejador olímpico Pedro Costa.
Realizaram-se um total de 12 regatas, o que levou a um final tardio do dia e ao adiamento do workshop da KidzInk. À chegada a terra os velejadores foram recebidos com uma muito apreciada pasta party. Após um longo primeiro dia, esperamos que todos consigam descansar bem antes do Dia 2.
1º – HUN Soma Kis-Szölgyémi e András Juhász
2º – POL Szymon Kolka e Bartosz Zmudzinski
3º – ITA Giulia Bartolozzi e Pietro Rizzi
4º – ARG 3042 Diego Pasquarello e Marcos Pruden
5º – ARG Diego Pasquarello e Marcos Pruden
As regatas de qualificação de amanhã estão previstas para começar às 10h00, embora a previsão do vento não seja muito animadora. Faremos o nosso melhor para garantir que haja competição e para manter o ritmo deste emocionante campeonato.



